v. 9, n. 48 (1990)

CONTRIBUIÇÕES DAS CIÊNCIAS HUMANAS PARA A EDUCAÇÃO: A PSICOLOGIA

DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.9i48

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa PDF

Sumário

Enfoque - Qual é a questão?

O conhecimento psicológico e suas relações com a educação
Elvira Cristina Azevedo Souza Lima
PDF

Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?

Epistemologia genética e psicogênese: noções fundamentais para a sua compreensão e uso
Agnela da Silva Giusta
PDF
A epistemologia genética e a educação: algumas implicações
Maria Lúcia Faria Moro
PDF
A contribuição da psicologia na educação
Esther Pillar Grossi
PDF
Interacionismo simbólico: uma perspectiva psicossociológica
Iris Barbosa Goulart, Maria das Graças de Castro Bregunci
PDF
A corrente sócio-histórica de psicologia: fundamentos epistemológicos e perspectivas educacionais
Angel Pino Sirgado
PDF
Comentários de piaget sobre as observações críticas de vygotsky concernentes a duas obras: "a linguagem e o pensamento da criança" e "o raciocínio da criança
- -----------
PDF

Resenhas

BOMFIM, Manoel. Pensar e dizer: estudo do symbolo no pensamento e na linguagem. Rio de Janeiro: Casa Electros, 1923. 518p
Mitsuko Antunes
PDF
CARRAHER, Terezinha Nunes. O método clínico: usando os exames de Piaget. São Paulo: Cortez, 1989. 161p.
Samuel Aureliano da Silva
PDF
CARRAHER, Terezinha Nunes (Org.) Aprender pensando. Petrópolis: Vozes, 1989. 128p
Juci Pessoa Barbosa
PDF
ALENCAR, Eunice Soriano de. Como desenvolver o potencial criador. Petrópolis: Vozes, 1991
Timothy M. Mulholland
PDF