A relação família-escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
Resumen
O objetivo do trabalho foi compreender a relação família-escola e suas possíveis implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, através de um estudo de caso em uma escola pública. Foram construídos os seguintes indicadores de análise: alternativas da escola para aproximar os pais da vida escolar dos filhos; tipo de participação das famílias; e implicações da relação família-escola no desempenho dos alunos. Como resultados, a análise dos dados confirma a tese de que embora a família exerça um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, ela não pode ser considerada como a única responsável pelo seu sucesso ou fracasso escolar. O estudo também evidencia e reflete sobre as diversas possibilidades da participação da família no cotidiano escolar.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
17-12-2010
Cómo citar
VARANI, A.; SILVA, D. A relação família-escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 91, n. 229, 17 dic. 2010.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la asignación de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de esta Revista siempre que se cite la fuente original.
Desde 2016, la Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos ha adoptado la licencia CC-BY.