Jean Piaget no ensino superior? O uso das atividades operatórias piagetianas nos últimos 50 anos

Palavras-chave: desenvolvimento cognitivo, ensino superior, Jean Piaget, revisão de literatura.

Resumo

O ensino superior requer dos estudantes diversas estratégias e mecanismos que o tornam complexo, e a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget atua de forma basilar em tal compreensão, sendo um dos principais meios de investigação as atividades operatórias piagetianas (AOP). Portanto, objetiva-se apresentar uma revisão sistemática (RS) sobre pesquisas que investiguem aspectos cognitivos em discentes do ensino superior, por meio das AOP. Adotou-se o Protocolo Prisma para realização da RS em cinco bases de dados, obtendo-se um total de 38 documentos em aproximadamente 50 anos. Os resultados apontam para o surgimento de quatro tendências principais de pesquisas, bem como para um desenvolvimento cognitivo não condizente com o esperado em teoria, mostrando-se uma importante fragilidade no contexto do ensino superior, carente de ações afirmativas e educativas para elucidação. Por fim, apesar de meio século de pesquisas, essa temática se mostra atual e necessária, pois o conhecimento específico não pode, nem deve, ser desvinculado dos aspectos cognitivos no ambiente universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Marcondes, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Silvio Luiz Rutz da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Doutor em Ciências dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado
25-04-2022
Como Citar
MARCONDES, R.; RUTZ DA SILVA, S. L. Jean Piaget no ensino superior? O uso das atividades operatórias piagetianas nos últimos 50 anos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 263, 25 abr. 2022.
Seção
Estudos