Cidadania na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1964)

Palavras-chave: cidadania, democracia, educação, RBEP.

Resumo

A noção de cidadania se encontra inextricavelmente associada à educação escolar, embora com significados cambiantes. Este artigo tem por objetivo mostrar como foi significada a cidadania na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) no período entre 1944, ano de sua fundação, e 1964, tomando como principais referências os trabalhos de Marshall e de Westheimer e Kahne. Com base na produção de dados extraídos da revista, foram construídos três focos analíticos: a educação produzindo cidadania; o cidadão a serviço da nação; e o cidadão como sujeito de direitos. As análises mostraram que a noção de cidadania presente na RBEP, nesse período, deve ser desenvolvida pela escola e é condição para o desenvolvimento da nação. Os cidadãos precisam viver de modo harmonioso, sem lutas, mas colaborando para a promoção da igualdade. Essa igualdade de condições é um direito, bem como a educação, o direito à participação política e os direitos individuais.

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Biografia do Autor

Karla Saraiva , Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Gabriel Laux, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduado em História pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Dinara Vieira da Cunha, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduanda em História pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado
03-05-2023
Como Citar
SARAIVA , K.; LAUX, G.; VIEIRA DA CUNHA, D. Cidadania na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1964). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5352, 3 maio 2023.
Seção
Estudos