Estratégias e procedimentos utilizados por estudantes do 3º ao 5º ano do ensino fundamental na operação aritmética de multiplicação

Palavras-chave: resolução de problemas, educação matemática, BNCC, ensino fundamental – anos iniciais, estruturas aditivas e multiplicativas.

Resumo

A matemática vai muito além da escola, ao permitir às pessoas a participação no mundo letrado. Assim, esta pesquisa empírica tem o objetivo de investigar o nível de compreensão de multiplicação de estudantes do 3º ao 5º ano do ensino fundamental e quais estratégias utilizam para resolverem atividade experimental envolvendo essa operação. Participaram 81 estudantes de quatro escolas públicas e particulares de cidades do estado de Goiás. O instrumento utilizado para identificar a compreensão de multiplicação foi uma situação experimental que requeria conhecimento de adição, multiplicação e divisão, com a possibilidade de encontrar seis níveis de compreensão de multiplicação, com níveis crescentes de complexidade. Os resultados encontrados apontaram que os estudantes dos três anos escolares das escolas públicas e particulares têm dificuldades com a operação de multiplicação com números naturais e a operação “n vezes x” por antecipação mental, recorrendo com frequência ao suporte empírico e uso frequente e intuitivo da soma repetida. Não foi verificada diferença significativa quanto ao gênero e nível socioeconômico, mas a idade e o ano escolar cursado foram bons preditores de melhor compreensão de multiplicação. Dessa forma, este estudo abre possibilidades de pesquisas envolvendo a prática pedagógica das operações aritméticas e confere amplitude à análise dos processos de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Bessa , Universidade Estadual de Goiás (UEG). Luziânia, Goiás, Brasil.

Doutora em educação na área de Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil.

Dayse Souza Costa, Escola Freudiana de Vitória. Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Especialista em Psicanálise Clínica pela Faculdade de Tecnologia e Ciências do Alto Paranaíba (FATAP).  Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Publicado
19-04-2023
Como Citar
BESSA , S.; SOUZA COSTA, D. Estratégias e procedimentos utilizados por estudantes do 3º ao 5º ano do ensino fundamental na operação aritmética de multiplicação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5262, 19 abr. 2023.
Seção
Estudos