A Base Nacional de Formação Docente e o curso de Pedagogia: cenários e perspectivas da formação inicial de pedagogos no Brasil

Palavras-chave: formação docente, BNC-Formação, Pedagogia.

Resumo

Este trabalho propõe reflexões acerca da atual legislação instituinte da Base Nacional de Formação Docente – BNC-Formação e suas implicações para a Pedagogia no Brasil. Verificam-se dispositivos que convergem para novos modelos organizativos desse que é o mais numeroso curso voltado à formação docente no País, tanto em termos de ofertas quanto de matrículas. Delineia-se um breve histórico sobre a oferta da Pedagogia no Brasil até a evolução para o modelo vigente e atual cenário. São analisados trabalhos de autores que debatem sobre a relevância da formação em Pedagogia e suas contribuições para a melhoria do cenário da educação nacional, com a intenção de, com base em ponderações, destacar teorias críticas e percepções quanto ao papel do pedagogo. Por fim, o texto encaminha-se para alternativas, dentro do contexto normativo, para que a Pedagogia se firme como uma formação relevante e indispensável para a educação nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Mesquita da Silva, Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Alexandre Anselmo Guilherme, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Doutor em Filosofia pela Durham University. Durham, Inglaterra, Reino Unido.

Renato de Oliveira Brito, Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Doutor em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Publicado
18-04-2023
Como Citar
MESQUITA DA SILVA, M. C.; ANSELMO GUILHERME, A.; DE OLIVEIRA BRITO, R. A Base Nacional de Formação Docente e o curso de Pedagogia: cenários e perspectivas da formação inicial de pedagogos no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5273, 18 abr. 2023.
Seção
Estudos