A criança negra e os documentos publicados pelo Ministério da Educação no período de 1960 a 2000

Palavras-chave: criança negra, educação pré-escolar, publicações do MEC.

Resumo

Este artigo é resultado de investigação por meio de documentos publicados pelo Ministério da Educação (MEC) entre 1960 e 2000, com o objetivo de identificar o lugar da criança negra nesses documentos oficiais destinados à orientação para a educação pré-escolar. Ao mostrar a invisibilidade das relações étnico-raciais nesses documentos oficiais por quase quatro décadas, o estudo contribui para reconhecer que as produções científicas sobre infância e educação infantil no contexto histórico da educação brasileira são pressupostos teórico-metodológicos necessários para incluir a diversidade racial na organização do trabalho pedagógico da educação infantil. Desenvolveu-se pesquisa teórica do tipo análise documental com base num conjunto de publicações do MEC no período citado, cujos dados foram agrupados em temáticas para mostrar a dinâmica da educação pré-escolar entre 1960 e 1980, posteriormente denominada educação infantil, nos anos 1990. Em ambos os contextos, observa-se que, durante décadas, foi explícita a negação da criança negra nos documentos, situação que se rompe somente em 1997, com a primeira publicação nacional endereçada à creche.

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Biografia do Autor

Anatália Dejane Silva de Oliveira , Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob).

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

Ari Fernandes Santos Nogueira , Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob).

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Publicado
18-04-2023
Como Citar
DEJANE SILVA DE OLIVEIRA , A.; FERNANDES SANTOS NOGUEIRA , A. A criança negra e os documentos publicados pelo Ministério da Educação no período de 1960 a 2000. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5413, 18 abr. 2023.
Seção
Estudos